sábado, 21 de janeiro de 2012

Criar menu de dvd personalizado com Nero –

internet, esta operação é simples de ser realizada utilizando o software Nero, neste irei utilizar o Nero 7 mas, você pode utilizar qualquer outra versão, desde que siga os passos citados.
Do que preciso para criar meu menu de DVD?

Faz-se necessários os seguintes itens.

  1. Ter uma gravadorainstalada e devidamente configurada no computador
  2. Ter o Nero instalado no computador
  3. Ter um ou mais filmes para serem gravados
  4. Ter um CD ou DVD virgem ou RW para gravar o menu de DVD que você criar.

Criando o menu de DVD

Como já temos diversos artigos sobre o Nero vou imaginar que você já saiba abri-lo/inicia-lo, então, vamos direto ao ponto.
Com a janela principal do Nero aberta você verá a lista de softwares disponíveis em sua instalação, entre eles está o Nero Vision, ele permite criar e editar partes de um filme e é com ele que iremos trabalhar neste artigo.

Abra o Nero Vision, veja na imagem o software destacado em verde.gravar dvd com menu personalizado
A minha versão está com os menus do Nero em português, porém, os softwares estão em Inglês, vou me esforçar pra colocar tudo traduzido e destacado em verde de forma que você possa seguir sem maiores problemas.
gravar dvd com menu personalizado
Escolha a opção Criar CD -> miniDVD, esta opção permite gravar um mini DVD em um CD comum de 650/700 MB, ideal para gravar filmes pequenos de até 700 MB.








gravar dvd com menu personalizado


Clique na opção Adicionar arquivos de vídeo ou adicionar vídeos. Ao abrir a janela navegue até a pasta onde se encontra os filmes que você deseja gravar e selecione-os. Sim, pode escolher mais de um desde que não exceda 700MB.
gravar dvd com menu personalizado
Ao selecionar o filme ele aparecerá com um pequeno thumbnail (uma miniatura de imagem) ao lado de seu título, para criar um DVD é necessário adicionar capítulos, selecione o filme e clique na opção Editar filme.
criar menu dvd personalizado
Como você pode ver é possível visualizar o filme selecionado através de uma pequena área de vídeo, ela é muito importante para esta tarefa, aqui pode-se melhorar a qualidade da imagem do filme utilizando os filtros em destaque do lado direito (aqueles em cores quentes laranja, vermelho…) arraste um deles para cima do filme na linha do tempo e reproduza o filme para ver como fica. Veja o exemplo.
criar menu dvd personalizado
Note o destaque em verde, o filtro Boost colors, este filtro melhora a qualidade das cores. Você pode adicionar o efeito apenas em parte do filme arrastando-o para a direita ou para a esquerda.


Adicionando capítulos

Para fazer um menu de DVD ainda melhor é interessante definir partes do filme como capítulos, assim, será possível escolher em que cena começa o filme igual em DVD locado ou original.
Selecione o filme e clique na opção Criar capítulos.
criar menu dvd personalizado
A janela para definir capítulos é aberta e você poderá ver os seguintes itens.
criar menu dvd personalizado
Para definir um capítulo clique na barra de progresso, um ponto será marcado e você poderá ver a parte do filme que o ponto representa, assim, você poderá saber se a parte selecionada como capítulo é a desejada, após marcar o local onde será criado um capitulo clique no botão Adicionar Capítulo.
criar menu dvd personalizado
Observe na imagem acima as marcações na barra de progresso, note que criei 5 capítulos e existem apenas 4 marcações, isso acontece por que o capítulo 1 é definido como padrão, isto é, o Nero seleciona automaticamente o ponto de tempo 00:00:00:00 como capitulo 1 então o inicio do filme sempre será o capitulo 1.
Você pode alterar o título de cada capítulo clicando sobre a palavra capítulo X e digitando o novo título. O mesmo pode ser feito com o título do filme.
Ao finalizar clique em Próximo. Você verá novamente a tela que exibe o filme, clique em Próximo.
criar menu dvd personalizado
Observe que o Nero já exibe um layout que lembra bastante um menu de DVD, note que alterei o título do DVD para “Meu menu de DVD”, você pode fazer o mesmo ou colocar o título que quiser.
Se você tiver alterado o título dos capítulos os botões do DVD irá exibir os títulos que você deu. Vai por mim dê um título ao capítulo do DVD que fica mais profissional.


Personalizando o layout do DVD

Clique sobre o layout, você notará que a lateral direita será alterada passando a exibir alguns botões para a personalização de nosso menu de DVD.
criar menu dvd personalizado
Selecione a opção Layout -> Layout 7, você pode selecionar qualquer um, mas, eu escolhi este por dar uma aparência mais profissional.
Veja a diferença entre as duas imagens anteriores, observe os dois menus.


Personalizando o fundo do DVD

criar menu dvd personalizado
Agora selecione a opção Background, clique no terceiro item com o nome Adicionar Vídeo, isso permitirá que o menu do DVD possa reproduzir um vídeo enquanto é selecionado um capítulo para reprodução. Observe que existe um ícone azul ao lado do quadro branco, ao clicar nele você poderá navegar nas pastas de seu computador e selecionar o vídeo de sua preferência.
Abaixo do quadro branco existe uma miniatura que está na cor preto, ela permite exibir uma prévia do vídeo selecionado e você pode definir até que ponto o filme será reproduzido no menu, arrastando a barra para a direita ou para a esquerda. Faça um teste ai e veja a diferença.

Personalizando os botões do DVD

Os botões dão um toque a mais de qualidade ao menu do DVD, o Nero permite personalizar também os botões escolhendo entre os temas disponíveis.
Selecione a opção Botões -> DVD_botao_3, note que a aparência do menu se modifica, observe.
criar menu dvd personalizado

Personalizando o texto do DVD

Cada tipo de filme exige uma fonte de texto diferente, por exemplo um filme infantil pode ter fontes com temas de animaizinhos, brinquedos entre outros, sendo assim, a fonte pode deixar seu menu ainda mais profissional. Vamos então personalizar a fonte do menu do DVD.
Selecione a opção Fonte, escolha a fonte e a cor de sua preferência. Veja o meu exemplo e compare com a imagem anterior.
criar menu dvd personalizado
Os itens Automatização e cores de interação podem ficar com os valores padrão não sendo necessário realizar alterações.
Clique no botão Próximo duas vezes.

Pre visualizando o menu em funcionamento

A próxima tela permite que você pré visualize seu menu em funcionamento como se estivesse no aparelho de DVD.
criar menu dvd personalizado
O controle remoto simula os comandos básicos que podem ser realizados através de um controle remoto, teste seu menu e depois clique em Próximo.


Gravando o menu de DVD personalizado

Agora só falta gravar o DVD é o último passo para terminar o menu personalizado. Clique em Gravar, o Nero irá iniciar o processo de criação dos botões, animação, links, paginação, edição de filmes necessários para o funcionamento correto do menu de DVD criado.
Você só precisa esperar o processo ser finalizado.
criar menu dvd personalizado

Considerações finais

Você pode utilizar este mesmo artigo para criar um filme utilizando fotos e adicionar música de fundo.
A aparência ficou apenas um pouco profissional, mas, você pode utilizar toda a sua criatividade para criar um menu profissional de primeira qualidade.
Neste exemplo eu utilizei um filme bem pequeno e gravei em um CD-R poderia ter sido um DR-RW, porém o aparelho de DVD tem que dar suporte a leitura de mídias RW do contrário não adianta gravar.
Para gravar um DVD é o mesmo procedimento porém, selecione a opção DVD ao invés de miniDVD, assim o Nero irá gravar em uma mídia de DVD.

8 comentários:

  1. Nice post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon
    every day. It will always be exciting to read through articles from other authors and use
    something from other sites.

    My website ... biologia

    ResponderExcluir
  2. Hi there would you mind letting me know which hosting
    company you're working with? I've loaded your blog in 3 different
    internet browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good hosting provider at a fair price?
    Thanks, I appreciate it!

    my website: laweightloss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não participo de nenhuma empresa e nem ganho nada com os acessos o blog ta leve por que coloquei esse design básico que só tem plano de fundo e janelas. Tudo de bom para você amigo.

      Excluir
  3. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be
    really something that I think I would never understand.
    It seems too complex and very broad for me. I am looking
    forward for your next post, I will try to get the
    hang of it!

    Here is my blog post locationally

    ResponderExcluir
  4. Thanks for sharing such a good thought, article is
    pleasant, thats why i have read it fully

    Also visit my site ... greenwave

    ResponderExcluir
  5. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I have really enjoyed surfing around your blog posts.

    After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write
    again very soon!

    my web page - http://community.shalombaptistchapel.org/groups/treatments-when-it-comes-to-impotence-how-to-care-for-male-impotence/

    ResponderExcluir
  6. Hey there! Someone in my Facebook group shared this website with us so I came to check it out.
    I'm definitely loving the information. I'm book-marking
    and will be tweeting this to my followers! Outstanding blog and amazing
    style and design.

    my webpage http://www.obsoletefilm.com/wiki/index.php/User:WinstonMa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo acessar seu link mais obrigado pelos elogios pois minha intenção é divulgar informações e compartilhar a palavra de Deus. Mais uma vez obrigado e tudo de bom.

      Excluir