Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor também acompanharam a cerimônia. Fernando Henrique Cardoso, que se recupera de uma diverticulite, não pode participar da homenagem.
Ao desembarcar do avião, a urna com os despojos do ex-presidente foi conduzida por soldados e posicionada na entrada do hangar do Grupo de Transportes Especial (GTE). Houve a execução do Hino Nacional e uma salva de 21 tiros de canhão.
O ato é parte de um movimento que marcará os 50 anos do golpe militar, completados em 2014. O processo de exumação tem por finalidade averiguar se o ex-presidente, deposto pelo golpe militar de 1964, foi envenenado em 1976 durante exílio na Argentina por ordem do governo militar brasileiro, e não vítima de infarto, como suspeita a família.
Com honras de chefe de Estado, os restos mortais do ex-presidente João Goulart chegaram por volta das 12h desta quinta-feira (14/11) na Base Aérea de Brasília. A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, ministros, deputados e senadores, além de uma tropa mista formada por mais de 100 militares das Forças Armadas. Familiares de Jango também participaram da cerimônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário